Receita de Sobrepaleta suína no forno

Continua após a publicidade...

A linguiça de porco, também conhecida como lombo de copa e ribeye, é um dos cortes mais populares da carne de porco e tem nomes ligeiramente diferentes – por exemplo, na Argentina você encontrará essa carne chamada ‘bondiola’ ‘ ou ‘bondipan’. É uma carne de porco muito tenra e suculenta, bem temperada e perfeitamente preparada, cortada, picada e recheada.

Continua após a publicidade...

Recomendamos esta receita de uma deliciosa paleta de porco assada no forno com cebola caramelizada e cenoura ao molho Martini Rosso. Parece uma refeição chique, certo? No entanto, é muito fácil de fazer!

Confira nas fotos abaixo o passo a passo de como fazer carne de porco assada no forno e experimente!

2 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa

Características adicionais: Custo médio, No forno

Ingredientes para fazer Sobrepaleta suína no forno:

  •  ½ quilograma de sobrepaleta suína
  •  1 cebola média picada
  •  1 cenoura média picada
  •  1 folha de louro
  •  1 pau de canela
  •  1 colher de chá de tomilho
  •  2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  •  2 colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal
  •  ½ xícara de Martini Rosso
  •  pimenta do reino
  •  sal

Como fazer Sobrepaleta suína no forno:

1-Pré-aqueça o forno nos 180ºC, pegue sua sobrepaleta suína e tempere com sal e pimenta de ambos os lados.

2-Leve ao fogo uma frigideira um o azeite ou óleo e, quando estiver quente, doure a carne suína de todos os lados. Quando estiver douradinha, retire para um prato.

Dica: Neste passo a carne não precisa cozinhar por dentro, apenas por fora para manter sua suculência no interior.

3-Adicione a cebola e a cenoura picadas na frigideira onde dourou a carne e deixe cozinhar até ficarem macias, mexendo de vez em quando para não queimar.

4-Em seguida, para conseguir mais sabor nesta receita de sobrepaleta de porco, adicione o açúcar e o tomilho na frigideira.

Dica: O açúcar vai derreter e conferir um gostinho caramelizado irresistível!

5-Quando o açúcar derreter volte com a carne para a frigideira e coloque os demais ingredientes: o Martini, a folha de louro e a canela. Deixe ferver um pouco, para reduzir e eliminar o álcool, e transfira tudo para um refratário.

Dica: Se quiser pode substituir o Martini por vinho branco ou tinto.

6-Asse a sobrepaleta no forno nos 180ºC por 30-40 minutos e retire. Espere 5 minutos antes de fatiar e sirva em seguida. Delicie-se com esta deliciosa receita de carne de porco diferente e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Receita de Filé mignon suíno assado com alecrim

Lombo de porco é a minha parte favorita da carne. Além de ser uma carne magra e barata, também é muito versátil: deliciosamente grelhada, picada, picada e transformada em bolinhos… pequenos insetos são deliciosos.

Esta receita de lombo de alecrim e lombo de porco é tão fácil e se você tiver uma assadeira à prova de calor no forno, fica bagunçado em um prato (não no meu). Sirva com purê de feijão branco com alho ou batata com bacon vai ficar uma delícia. Acredite, essa receita é perfeita!

Veja abaixo todos os detalhes de como fazer carne de porco no forno e experimente agora mesmo!

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa

Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno

Ingredientes para fazer Filé mignon suíno assado com alecrim:

  •  1 unidade de filé migon suíno
  •  2 dentes de alho
  •  4 ramos de alecrim
  •  sal
  •  pimenta do reíno
  •  1 colher de sopa de azeite

Como fazer Filé mignon suíno assado com alecrim:

1-Comece seu filé mignon suíno com alecrim picando os temperos. Numa tábua junte o alho, o alecrim, o sal e a pimenta. Com a ajuda de uma faca pique tudo bem picadinho mesmo, como na foto.

2-Use um refratário ou um saco selável e junte todos os ingredientes dentro dele. Tome o cuidado da marinada pegar bem em todos os lados do filé mignon e leve para geladeira por uma hora, no mínimo.

3-Aqueça bem uma frigideira e sele todos os lados do filé mignon suíno – não se preocupe que ele vai terminar de cozinhar no forno.

Dica: Selar o filé significa fritar ele até ficar com uma crosta douradinha, mantendo-se cru no interior.

4-Coloque o filé mignon numa travessa (ou, se sua frigideira for ao forno, coloque ela mesma) e leve ao forno pré aquecido a 180ºC por meia hora (não precisa cobrir com papel alumínio).

5-Retire a carne do forno e deixe ela descansar por 10 minutos (nesse tempo os sucos da carne voltam para o centro dela, então não pule essa etapa!). Fatie lindamente seu filé mignon suíno com alecrim e pode servir seu super prato! Para acompanhar sugiro purê de batata com aspargos, experimente e bom apetite!

Deixe um comentário