Receita de Pizza com fermento natural

Continua após a publicidade...

Existem pratos que, depois de aprender a fazer em casa, mais valorizamos sua produção e seu paladar! É o caso da massa de pão feita com fermento natural, que serve não só para fazer pão, mas também para pizza. Quer saber como isso aconteceu? Continua aqui.

Continua após a publicidade...

Esta receita de Pizza com fermento com fermento natural é diferente de qualquer outra pizza que você fará em casa. Quando assada no forno, exala um aroma a frutos secos que lembra as pizzas tradicionais. Isso porque se trata de uma massa de pizza rústica, feita de raiz com fermento de vinho, também conhecido como fermento natural. Seu preparo é demorado, mas não requer mistura e os resultados são impressionantes!

Veja abaixo todo o preparo com fotos e todos os detalhes dessa receita de pizza de fermentação natural e experimente.

4 convidados 24h Prato principal Dificuldade média

Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas italianas

 

Ingredientes para fazer Pizza com fermento natural:

  •  ½ quilograma de farinha de trigo tipo 1 (farinha para pão)
  •  325 gramas de água (aproximadamente 1 e ⅓ de xícara)
  •  150 gramas de fermento natural (levain)
  •  2 colheres de sopa de azeite de oliva (12 g)
  •  1½ colheres de sopa de sal (12 g)
  •  recheio a gosto

Como fazer Pizza com fermento natural:

1-Para fazer essa pizza de fermentação longa você já deverá ter seu fermento natural pronto – esse fermento também é chamado de levain e massa madre, saiba mais sobre ele aqui: fermento natural para pão. Coloque-o num bowl grande, junte a água e misture levemente.

Dica: Devido ao longo tempo de preparo da massa, aconselho começar fazendo esta receita de manhã ou de tarde, para que fique pronta no dia seguinte.

2-Adicione toda a farinha e o sal e misture bem com uma colher. Depois adicione o azeite e amasse com as mãos, somente até incorporar muito bem todos estes ingredientes.

Dica: Aconselhamos usar uma farinha de trigo tipo 1, que é a mais indicada para o preparo de pão. Ela contém mais glúten, por isso deixa a massa mais elástica.

3-Após o passo interior, cubra a massa e deixe descansar por 40 minutos a 1 hora, em temperatura ambiente. Durante esse tempo ela ficará mais firme.

Dica: Este processo se chama autólise e permite o desenvolvimento do glúten na massa, de forma a melhorar a consistência dela.

4-Após esse tempo iniciaremos as dobras da massa, que substituem a sova tradicional. Para isso, dobre a massa em todo o seu redor, como na foto, puxando as laterais para o centro. Faça isso durante, aproximadamente, 1 minuto. Depois volte a cobrir a massa com um pano e deixe repousar por 30 minutos.

5-Repita o procedimento de dobrar a massa e deixar repousar por 3 vezes. Após 2 horas, você deverá ter realizado 4 ciclos de dobras, com intervalo de 30 minutos entre cada uma. Depois da última dobra, deixe a massa descansar por 1 hora em temperatura ambiente. Em seguida, reserve-a na geladeira por 8-12 horas (ou mais).

Dica: Sempre reserve a massa coberta com um pano, para evitar que fique ressequida.

6-Após esse tempo na geladeira, a massa deverá ter crescido o dobro e está na hora de ‘bolear’. Para isso, separe a massa em 4 a 6 bolinhas, que corresponderão à quantidade de pizzas que você vai preparar. Coloque numa superfície enfarinhada, cubra com um pano e deixe crescer em temperatura ambiente por 4-6 horas.

Dica: Não precisa amassar nem sovar, somente separe a massa e ajeite com as mãos de forma a conseguir bolinhas de massa com, aproximadamente, 200-300 gramas cada.

7-Por fim, chegou a hora de modelar sua pizza! Para isso, pegue numa das bolinhas de massa e coloque-a numa superfície enfarinhada. Polvilhe farinha as suas mãos e abra a massa delicadamente com a ponta dos dedos, puxando do centro para as bordas

Dica: Nesse momento, pré-aqueça seu forno na potência máxima (200º a 250ºC).

8-Para conseguir uma massa de pizza rústica é importante abrir ela pacientemente do jeito indicado acima, sem amassar nem exercer muita pressão. Isso é importante para manter bolhinhas de ar no interior da massa, pelo que não aconselhamos usar o rolo da massa.

9-Quando terminar de abrir, coloque a massa de pizza numa forma e leve ao forno alto por 5 minutos ou até começar a dourar. Retire e coloque o recheio que preferir, na seguinte ordem:

  1. molho de tomate para pizza
  2. queijo ralado
  3. recheios a seu gosto (eu usei champignon, presunto ibérico e abacaxi picado)
  4. queijo ralado
  5. oréganos (opcional)

10-Devolva a pizza caseira ao forno por mais 5-10 minutos, retire e está pronta para surpreender toda a família e amigos! Não hesite em preparar esta incrível massa de pizza fermentação natural e conte para nós o que você achou. Bom apetite!

Se você gostou da nossa receita, peço que curta a nossa pagina no facebook clicando aqui, e para continuar visitando o nosso site para receber todas as nossas receitas aqui do Receitas.

Deixe um comentário