A sopa de cartilagem de costela de mandioca é um dos pratos tradicionais que toda a família adora saborear, principalmente nos dias frios! Por isso, é muito importante saber cozinhar a sopa de mandioca com costelinha de porco e boi à maneira dos nossos avós de antigamente!
Compartilho com vocês uma receita de Caldo de Mandioca com Costela que minha tia Augusta me passou, depois que ganhou da avó Júlia, que trabalhava como cozinheira em Varginha, Minas Gerais. Por isso esta é uma receita de sopa de costela com mandioca que passa de geração em geração e tem sabor de sopa de costela mineira.
Confira abaixo a receita e as fotos do passo a passo da sopa de costela com mandioca e prepare hoje mesmo essa iguaria reconfortante para sua família.
6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular no Outono-Inverno, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Caldo de mandioca com costela:
- 1 quilograma de mandioca
- 1 quilograma de costela bovina
- 200 gramas de linguiça calabresa
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 1 colher de sopa de óleo
- 1 tablete de caldo de carne (opcional)
- 1 colher de sopa de colorau ou urucum em pó
- 1 colher de chá de chimichurri
- cebolinha verde picada
- pimenta do reino
- sal
Como fazer Caldo de mandioca com costela:
1-Pegue a costelinha e tempere com o chimichurri, os alhos, sal e pimenta do reino a gosto. Leve ao fogo uma panela de pressão com o óleo e doure a costelinha por uns 5 minutos.
Dica: Mexa a costelinha de vez em quando para evitar queimar o alho.
2-Enquanto a carne refoga prepare a mandioca: descasque e pique em pedaços, lembrando de retirar os fios interiores. Reserve dentro de uma bacia com água e um pouco de sal, para evitar que fique escura.
Dica: Se você quiser um caldo de mandioca com pedaços de mandioca, pique algumas mandiocas em pedacinhos maiores.
3-Depois de refogar a costelinha cubra-a com água ou caldo de carne caseiro e coloque o tablete de caldo. Tampe a panela e deixe a costelinha cozinhar por 40 minutos.
Dica: Se você usar caldo de carne pode dispensar o uso do tablete de caldo.
4-Após o tempo indicado confira se a costela amoleceu e a água secou. Se sim, coloque a mandioca, a calabresa picada, o colorau ou urucum em pó e um pouco de sal. Cubra com água, tampe e deixe cozinhar por mais 20-30 minutos. Se a costela ainda não estiver pronta, deixe cozinhar sem tampa até a água secar e junte os ingredientes indicados.
Dica: Para conseguir um caldo de mandioca com menos gordura deixe a costelinha fritar um pouco antes de colocar a mandioca.
5-Você saberá que seu caldinho de mandioca com costela está pronto quando estiver cremoso, com a mandioca desfeita. Prove, acerte o sal a gosto e finalize com cheiro verde. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!