Receita de Caldo chica doida

Continua após a publicidade...

Chica doida  é um prato tradicional de Goiás  e desenvolvido há mais de 50 anos. É milho de milho recheado com queijo, berinjela, linguiça, pimentão e outros ingredientes, gratinado no forno. A receita da ‘chica doida’ ganhou esse nome porque a criadora, Dona Petronilha de Quirinópolis, criou essa pamonha com um toque bem picante.

Continua após a publicidade...

Nesta receita que mostraremos, você aprenderá a preparar um caldo inspirado na Chica Doida, com milho verde, frango, bacon, linguiça apimentada, pimenta malagueta e outros temperos que vão fazer sucesso. aquecê-lo em dias frios. !

Gostaria de preparar essa deliciosa receita com o gostinho especial do milho na sua casa? Então continue aqui e veja fotos do passo a passo do caldo chica doida!

6 convidados 45m Prato principal Dificuldade média

Características adicionais: Custo médio, Popular no Outono-Inverno, Cozido, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Caldo chica doida:

  •  1 colher de sopa de azeite de oliva
  •  1 espiga de milho cozida
  •  5 espigas de milho verde cruas
  •  250 gramas de peito de frango
  •  150 gramas de linguiça calabresa
  •  150 gramas de bacon
  •  1 cebolas grandes
  •  4 dentes de alho
  •  1 pimenta dedo-de-moça ou malagueta
  •  150 gramas de queijo meia cura ou coalho ralado
  •  cheiro verde (a gosto)
  •  sal, pimenta do reino e açafrão (a gosto)
  •  500 mililitros de água para bater o milho
  •  600 mililitros de água para acrescentar ao caldo

Como fazer Caldo chica doida:

1-Inicie a receita separando todos os ingredientes para facilitar o processo. Pique a cebola e o alho, corte o peito de frango, a linguiça calabresa e o bacon em cubinhos pequenos. Estamos usando milho verde, com grãos macios e suculentos que deixarão o caldo bem saboroso e encorpado.

Dica: se você quiser o caldo mais picante, não retire as sementes da pimenta.

2-Debulhe os grãos de 5 espigas de milho para bater junto com 500 ml de água filtrada, no liquidificador.

3-Após este processo, coe o caldo para retirar o bagaço do milho, que você poderá reservar para preparar bolinhos fritos ou até um bolo de milho – confira nossa receita de bolo com bagaço de milho!

Dica: não iremos usar o bagaço do milho nesta receita por se tratar de um caldo, mas na receita original de chica doida ele não é descartado.

4-Numa caçarola média, refogue o bacon e a linguiça calabresa com a cebola picada no azeite de oliva até que fiquem ligeiramente dourados. Em seguida, acrescente o alho e a pimenta para refogarem rapidamente.

5-Tempere o refogado com sal, pimenta do reino, açafrão e adicione o peito de frango em cubos em seguida.

6-Depois que refogar o frango até ele mudar de cor, adicione os grãos de milho cozidos para dar um toque bem rústico ao seu caldo.

7-Por último, adicione o caldo do milho coado, metade do cheiro verde e misture tudo. Reduza o fogo e mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela, por causa do amido do milho que tende a engrossar.

8-Adicione água aos poucos, à medida que for sentindo que o caldo está engrossando demais, e deixe-o cozinhar por cerca de 25 minutos, mexendo sempre. Se for preciso, acerte nos temperos a gosto.

Dica: acrescentei aproximadamente 600 ml de água filtrada ao caldo enquanto estava cozinhando, mas isso dependerá da consistência de caldo mais ou menos cremoso que você irá preferir.

9-Seu caldo chica doida cremoso está pronto para ser servido e saboreado por toda família! Decore com mais cheiro verde na hora de servir!

10-Experimente servir este caldinho com queijo meia cura ralado ou outro queijo de sua preferência, ficará uma delícia! Esperamos que tenha gostado da receita de caldo chica doida com bacon, calabresa e frango. Deixe em baixo seu comentário e bom apetite!

Deixe um comentário