Receita de Bolo de churros invertido de chocolate

Continua após a publicidade...

Os churros invertidos são sempre um sucesso, não só pelo sabor, mas também pela surpresa de ver o leite condensado virar doce de leite, depois de assado e batido!

Continua após a publicidade...

Decidimos ajustar esta receita de churros adicionando chocolate à massa e o resultado foi absolutamente delicioso. O bolo fica macio, levemente úmido, com um toque de canela e vai bem com a cobertura de doce de leite!

Este bolo é muito fácil de fazer, mas o processo é cheio de truques que não podem ser ignorados. Contaremos todos os detalhes! E se o seu bolo não ficar como deveria, principalmente na hora de desmontá-lo, vamos te mostrar que é possível restaurá-lo, transformando-o em um bolo lindamente decorado, de forma simples e prática. !

Que tal preparar esse lindo bolo para sua festa junina? Agora acompanhe o passo a passo das fotos da receita de churros de chocolate.

8 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Popular nas Festas Juninas, No forno, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Bolo de churros invertido de chocolate:

  • Massa:

Como fazer Bolo de churros invertido de chocolate:

1-Separe os ingredientes necessários para preparar seu bolo churros de chocolate. Para esta receita, é preciso que unte bastante a forma, pois isso evitará que o doce de leite fique difícil de ser desenformado. Outra coisa importante é que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente, pois isso irá garantir um bolo bem assado.

Dica: estamos usando uma forma com furo central com medidas 20 x 9 cm.

2-Passe bastante manteiga na forma, especialmente no fundo. Adicione o leite condensado na forma e em seguida, reserve-a dentro da geladeira enquanto prepara a massa do bolo. Esse truque fará com que o leite condensado fique mais firme e, na hora que adicionar a massa do bolo sobre ele, evitará que este suba.

Dica: sugerimos que você dê preferência para o uso de um leite condensado de qualidade, mais denso, para garantir um doce de leite bem assado e firme. Neste momento pré aqueça o forno a 180 graus.

3-Num bowl misture o açúcar, os ovos e a manteiga com um fouet até formar um creme uniforme.
4-Acrescente a farinha de trigo peneirada na massa.

Dica: use farinha de trigo sem fermento, pois o fermento será adicionado depois.

5-Adicione também o chocolate em pó peneirado e a canela em pó.

Dica: a canela é uma especiaria essencial para conferir o sabor característico do bolo de churros, por isso não deixe de usar!

6-Adicione o leite e misture tudo com um fouet até a massa ficar lisa e homogênea.

Dica: o leite precisa estar em temperatura ambiente ou morno.

7-Por último, acrescente o fermento em pó e misture delicadamente.
8-Retire a forma da geladeira e adicione a massa do bolo com cuidado por cima do leite condensado, cobrindo-o completamente. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 50 minutos a 1 hora, aproximadamente – esse tempo precisará ser longo para que o leite condensado vire doce de leite.

Dica: o tom e a textura do doce de leite poderão sofrer variações dependendo da marca do produto que você utilize.

9-Como desenformar bolo de churros invertido? Após o tempo sugerido, retire o bolo do forno e faça o teste do palito. Espere o bolo amornar na superfície para desenformá-lo. Passe uma faca ou uma espátula pela lateral da forma e também no centro dela para soltá-lo. Vire a forma sobre um prato, dê umas leves batidinhas no fundo e desenforme o bolo.

Dica: em hipótese alguma deixe o bolo esfriar para desenformar, pois o doce de leite poderá endurecer na forma e não soltar com facilidade.

10-Idealmente seu bolo de churros invertido de chocolate ficará com aspecto semelhante ao da foto, sem desmanchar, com o doce de leite firme e a massa fofinha.
11-O que fazer se o bolo de churros invertido não deu certo? Como havíamos citado acima, esta receita de bolo de churros invertido tem margem de erroe pode acontecer ele não ficar perfeito quando for desenformado ou a parte do doce de leite ficar grudado na forma! Vamos mostrar a você como salvar esse bolo se algo do género acontecer.
12-Se, depois de assar, o seu bolo de churros invertido não ficar perfeito, retire o doce de leite que ficou sobre o bolo e também o doce de leite que ficou dentro da forma e coloque-o numa tigela.
13-Misture o doce de leite com 2 colheres de sopa de creme de leite e bata bem com um garfo. Se estiver muito denso, experimente levá-lo para aquecer por 1 ou 2 minutos no micro-ondas ou em banho-maria, até que ele fique bem cremoso, como mostra a foto.
14-Decore seu bolo de chocolate com essa cobertura de doce de leite cremosa. Polvilhe canela em pó, decore com alguns pedaços de canela em pau e sirva a seguir.
15-Esse bolo de churros invertido que não foi desenformado perfeitamente virou um lindo e delicioso bolo de chocolate com cobertura de churros!
16-Está pronto para você saborear e ficará perfeito no seu cardápio de comidas juninas! Esperamos que tenha gostado das duas opções de apresentação da receita de bolo churros e bom apetite!

Deixe um comentário