As receitas com sapateira ou sapateira Bolinho de caranguejo são muito populares no norte do país, como na província do Maranhão, e são as melhores para quem gosta de comer com sabor a mar! mostramos como fazer um bolo de caranguejo simples, uma recomendação popular também nos Estados Unidos, onde é chamado de bolo de caranguejo, que dá um ótimo acompanhamento ou aperitivo, como antes de pratos de massas e frutos do mar.
Para preparar esta receita de bolo de caranguejo, você precisará de carne de caranguejo (ao contrário de kani kama) ou carne de caranguejo, que pode ser fresca ou congelada (lembre-se de deixar esfriar completamente antes de cozinhar). Então siga cada passo nas imagens que mostramos abaixo e aproveite. Experimente, temos certeza que você vai adorar este bolo de caranguejo!
4 convidados 30m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Bolinho de caranguejo:
- 500 gramas de carne de caranguejo ou de siri
- 1 pimentão vermelho pequeno
- 1 cebola média
- 1 colher de chá de gengibre fresco picado
- 1 limão (suco)
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 3 colheres de sopa de cebolinha picada
- pimenta do reino a gosto
- sal a gosto
Como fazer Bolinho de caranguejo:
1-Pique finamente os temperos destes bolinhos de caranguejo: o pimentão, a cebola, o gengibre e a cebolinha. Misture todos numa tigela.
2-Adicione a carne de caranguejo ou de siri e tempere com o azeite, o suco de limão, sal e pimenta a gosto. Mexa até misturar muito bem.
Dica: Se você estiver usando carne de caranguejo congelada lembre que é necessário deixar descongelar completamente antes de usar nesta receita.
3-Pegue porções da carne de caranguejo temperada e modele em forma de bolinhos achatados (tipo hambúrgueres). Leve ao fogo uma frigideira untada com um pouco de azeite e doure os bolinhos de caranguejo dos dois lados, até ficarem bem dourados.
Dica: Para conseguir bolinhos de caranguejo crocantes passe-os na farinha de rosca antes de dourar na frigideira. Também poderá assar no forno médio (180ºC) até dourar.
4-Está pronto seu bolinho de caranguejo frito! Uma receita rápida, simples e deliciosa para variar no cardápio da Semana Santa e não só. Sirva com maionese temperada ou molho tártaro, e conte nos comentários o que você achou e bom apetite!
Receita de Bolinho caipira de Jacareí
Bolinho caipira de Jacareí é o tesouro imaterial da cidade de Jacareí, localizada no Vale do Paraíba. A massa desse bolinho crocante e bem sequinho é tradicionalmente feita com fubá branco. Na nossa versão adicionamos caldo de legumes caseiro para acentuar a água, e no recheio adicionamos carne seca que é sempre bem-vinda.
Veja aqui como fazer arrepios caipiras de Jacareí com adaptações e passo a passo com fotos explicativas!
4 convidados 45m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Popular nas Festas Juninas, Frito, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Bolinho caipira de Jacareí:
- 250 gramas de farinha de milho branca
- 400 mililitros de caldo de legumes
- 1 colher de sopa de banha
- 3 dentes de alho
- 1 unidade de cebola
- cominho
- sal
- Recheio:
- 150 gramas de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
- alho
- cebola
- azeite
- muçarela (opcional)
Como fazer Bolinho caipira de Jacareí:
1-Separe os ingredientes. Se não tiver banha, refogue a cebola e o alho na manteiga. Você também pode substituir o caldo de legumes caseiro por água + 1 tablete caldo de galinha/carne ou mesmo de legumes.
2-Leve uma panela ao fogo e refogue o alho e a cebola na banha. Acrescente o cominho a gosto (esse tempero é bem forte, então use com moderação). Despeje o caldo de legumes e deixe ferver. Reserve.
3-Enquanto o caldo de legumes ferve, quebre os pedaços da farinha com as mãos(esses pedaços se chamam féculas).
4-Despeje o caldo de legumes quente aos poucos, mexendo com uma colher de pau.
5-Depois de colocar todo o caldo a massa do bolinho caipira de Jacareí tem que ficar com essa textura da foto, o ponto perfeito para enrolar.
6-A nossa sugestão de recheio é carne seca. Ela já deve estar dessalgada (ou seja, deixada de molho por, pelo menos, 24 horas), cozida na panela de pressão e desfiada (nós usamos multiprocessador mas você pode também pode desfiar com um garfo). Refogue-a levemente no azeite com alho e cebola.
7-Você nunca fez um salgado antes? Fica tranquila(o) que essa massa é muito fácil de trabalhar e na foto abaixo eu te mostro os movimentos bem simples que você tem que fazer para rechear esse bolinho e deixá-lo com a cara do tradicional de Jacareí (o pedaço de muçarela no recheio é opcional)!
8-Agora é só fritar em óleo novo (limpo), quente e em quantidade suficiente para cobrir os salgados. Essa receita rendeu 18 bolinhos do tamanho desse da foto.
9-Eu tenho que dizer pra vocês que essa é a massa mais crocante, gostosa e fácil que eu já fiz. Ela permite várias adaptações tanto na massa quanto no recheio – mas o importante é prepará-la com farinha de milho branca ou amarela para carregar a tradição de Jacareí. Teste essa receita de bolinho de milho caipira e conte pra gente nos comentários o que você achou!