Receita de Biscoito beijo de caboclo

Continua após a publicidade...

Guardar um biscoito caseiro é sempre divertido, principalmente quando o biscoito fica com gostinho de quero mais! Biscoitos de beijo caboclo são deliciosos, fáceis de fazer com apenas 5 ingredientes, e são perfeitos para servir em casa com a família, na hora de reunir os amigos ou para vender por uma grana extra!

Continua após a publicidade...

Esses cookies são populares em outras partes do Nordeste e são populares em Aracaju. O que sabemos com certeza é que são os biscoitos mais doces com gostinho de infância. A massa de manteiga, que lembra a sequência, esfarela-se lentamente e, ao ser revestida com calda de chocolate, a parte externa adquire um brilho irresistível!

Agora vamos descobrir como corrigir esses cookies, certo? Continue aqui e aprenda como fazer biscoito de beijo de caboclo nesta receita completa com fotos passo a passo!

8 convidados 45m Lanche Dificuldade média

Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Biscoito beijo de caboclo:

  • MASSA
  •  300 gramas de farinha de trigo (aproximadamente)
  •  150 gramas de manteiga gelada e picada
  •  2 colheres de sopa de água (aproximadamente)
  • CALDA
  •  1 xícara de açúcar (160 gramas)
  •  ½ xícara de chocolate em pó (ou achocolatado)
  •  ¼ xícara de água (aproximadamente)

Como fazer Biscoito beijo de caboclo:

1-Separe os ingredientes necessários para preparar os biscoitos beijo de caboclo.

Dica: as quantidades são aproximadas porque, como em receitas de pães e biscoitos, precisaremos chegar ao ponto correto acrescentando mais ou menos ingredientes durante o preparo.

2-Num bowl junte a farinha de trigo e a manteiga gelada. Com as pontas dos dedos vá misturando os ingredientes até que se forme uma farofinha úmida.

Dica: nesta receita não vai fermento, por isso use uma farinha de trigo sem fermento.

3-Após esse passo, adicione 1 colher de sopa de água a essa massa e misture até chegar ao ponto ideal: quando a massa desgruda das mãos e não se esfarela.

Dica: se for preciso acrescente mais farinha, mais manteiga e mais água (aos poucos) até chegar na consistência correta.

4-Quando a massa estiver no ponto ideal para ser modelada, como na foto, utilize uma colher de medida para formar bolinhas de tamanho padrão.

Dica: usamos a medida de 1/2 colher de sopa para padronizar e cada bolinha ficou com cerca de 11 gramas. A massa rendeu 42 biscoitinhos.

5-Modele os biscoitinhos na palma da mão, como mostra a foto abaixo.

Dica: pré aqueça o forno a 180 graus neste momento e separe 1 ou 2 assadeiras forradas com papel manteiga ou untadas e enfarinhadas.

6-Acomode as bolinhas na assadeira e leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 25-30 minutos.

Dica: o tempo de forno poderá variar de acordo com a potência de cada forno e também levando em consideração o tamanho das bolinhas modeladas.

7-Retire os biscoitos assados do forno e, enquanto ficam mornos, prepare a calda que irá banhá-los.

8-Numa panela pequena junte a água, o açúcar e o chocolate em pó, misturando tudo até ficar homogêneo. Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre, por cerca de 5 minutos ou até começar a fervura.

9-A calda estará pronta quando começar a ferver, como mostra a foto abaixo. Desligue o fogo.

10-Banhe os biscoitos nessa calda ainda quente com o auxílio de um garfo e retire o excesso fazendo movimentos para cima e para baixo dentro da panela.

Dica: cuidado para não se queimar nesta etapa, pois é preciso banhar os biscoitinhos com a calda ainda quente, senão ela tende a endurecer ou açucarar.

11-Retire os biscoitos da calda e acomode-os num pratinho com açúcar cristal, para serem decorados. Depois retire o excesso do açúcar usando uma peneira.

12-Por fim seus biscoitos beijinho de caboclo estão prontos para serem saboreados junto com um cafezinho ou um chá!

13-Esperamos que tenha gostado dessa receita de beijo de caboclo tradicional! Faça na sua casa e conte nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Deixe um comentário