O arroz de tomate é uma receita tradicional portuguesa que acompanha bem peixes deliciosos. Procuro uma receita democrática, pois é um prato simples, barato, rápido e inclusivo, pois o arroz de tomate não contém ingredientes de origem animal, é considerado um alimento puro, vegano, vegetariano, sem açúcar e sem glúten!
A receita original portuguesa de arroz de tomate usa o arroz carolino, que no Brasil pode ser comparado ao arroz cateto branco, um arroz de grão curto usado na culinária japonesa. Mas para facilitar a sua vida, vou te ensinar a fazer essa deliciosa receita com o tradicional arroz kim.
A receita que compartilho aqui ainda leva tomates maduros sem a pele. A ideia é que esse arroz fique bem aguado ou cremoso, então o arroz fica diferente, então você pode ir acrescentando água aos poucos e mexendo para obter o creme. Se encontrar arroz cateto ou arroz carnaroli, daqueles para risotto, pode usar, senão siga esta receita e vai apaixonar-se por esta receita portuguesa de arroz de tomate, com certeza toda a família vai gostar.
2 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para macrobióticos, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, Pouco picante, Cozido, Receitas de Portugal
Ingredientes para fazer Arroz de tomate português:
- 1 xícara de arroz branco agulhinha
- 1 lata de tomates pelados
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 xícara de cebola picada finamente
- 1 pimentão vermelho picado finamente
- 1 colher de chá de sal
- 1 pitada de pimenta preta moída na hora
- 1 xícara de água (240 mililitros)
- 1 cálice de vinho branco seco (opcional)
Como fazer Arroz de tomate português:
1-Comece separando todos os ingredientes. Caso queira, você poderá aumentar a receita deste arroz de tomate, basta dobrar as quantidades e terá uma receita para 4 a 5 pessoas. Você irá precisar separar também uma panela e uma espátula ou colher grande.
2-Aqueça uma panela com o azeite e refogue a cebola até que ela comece a murchar e ficar transparente, neste momento acrescente o pimentão picado finamente.
3-Depois que o pimentão amaciar e a cebola começar a dourar, junte o arroz.
4-Misture muito bem todos os ingredientes de modo que o arroz esteja todo envolto no azeite.
5-Dei um toque especial no meu arroz de tomate: um cálice de vinho branco seco! Acrescente o vinho, misture muito bem até que o álcool evapore e somente o sabor e aroma das uvas permaneça no arroz.
Dica: se você não aprecia o vinho, não precisa colocar, ele é opcional! Mas confere um outro sabor ao prato.
6-Acrescente o tomate pelado com seu todo o molho que houver na lata. Misture muito bem.
7-Junte a água. Neste momento junte o sal e a pimenta, que pode ser a gosto! Tampe a panela e cozinhe até que o arroz esteja macio mas que ainda sobre um pouquinho de líquido mais encorpado na panela.
Dica: caso você tenha caldo de legumes em casa, poderá ser usado, pois irá conferir muito sabor ao seu arroz de tomates.
8-A ideia é servir um arroz que não esteja seco e soltinho e sim um arroz mais cremoso. Portanto, assim que ficar pronto, sirva imediatamente para que não seque.
9-Capriche na hora de servir o prato. A minha dica final é moer mais pimenta no prato, regar com azeite e, se você assim como eu tem horta, aproveite e decore seu prato como sua erva aromática preferida. Eu hoje escolhi o manjericão!
10-E por fim duas dicas finais:
- Caso você aprecie queijos, saiba que uma mozzarella de búfala irá cair muito bem neste arroz delicioso de tomates;
- A receita original de arroz de tomate é feita com tomates maduros e sem pele. Caso você tenha sorte de encontrar tomates maduros, poderá usar 5 unidades no lugar da lata!