Receita de Arroz de barranco com carne moída

Continua após a publicidade...

Já ouviu falar em arroz ravina? Existem várias versões sobre a origem deste delicioso prato. A mais famosa teria sido criada por tropeiros que passavam pelo centro de Minas Gerais, bem na região do cânion (divisa entre São Paulo e Minas). E, como o arroz tropeiro, usam todas as sobras em uma panela.

Continua após a publicidade...

Outro significado do nome do cânion é que por ser um recipiente comprido cheio de ingredientes, corre o perigo de desabar, ou melhor, ser destruído. Independente da origem, é um prato delicioso que vale a pena repetir em casa!

A maioria das receitas de arroz canyon traz a linguiça calabresa como um dos ingredientes, mas optamos por substituí-la por um alimento comum na mesa brasileira: a carne bovina. Veja as instruções de preparo desta receita de arroz com carne moída.

6 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa

Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Arroz de barranco com carne moída:

  •  1 colher de sopa de óleo
  •  ½ cebola picada
  •  500 gramas de carne moída
  •  1 cenoura ralada
  •  1 tomate picado
  •  1 pitada de sal
  •  1 xícara de arroz
  •  2½ xícaras de água quente

Como fazer Arroz de barranco com carne moída:

1-Para preparar esta receita de arroz de barranco de uma panela só leve uma panela alta ao fogo médio e acrescente o óleo e a cebola. Mexa até dourar.

2-Em seguida coloque a carne moída e misture bem. Refogue por 2 minutos (a carne não precisa cozinhar completamente antes do passo seguinte, pois ela terminará de cozinhar junto com os demais ingredientes).

3-Para conferir mais cor e sabor no seu arroz de barranco com carne moída, em seguida acrescente a cenoura e o tomate e polvilhe um pouco de sal.

4-Por fim coloque o arroz e cubra com a água quente.

5-Diminua o fogo para o mínimo e cozinhe seu arroz de barranco de uma panela só, sem mexer, até secar a água.

6-Quando a água secar, desligue o fogo e aguarde alguns minutos, sem mexer, para o arroz terminar de cozinhar com o calor residual. Desenforme seu arroz de barranco sobre um prato.

Dica: é importante não mexer o arroz durante e após o cozimento para conseguir desenformar corretamente e conseguir uma apresentação bonita do prato.

7-Pode servir! Gostou dessa receita de arroz de barranco com carne moída? Além de saborosa, tem a grande vantagem de ser preparada em uma panela só. Acompanhe mais sugestões de receitas práticas.

Deixe um comentário