Você já deve ter ouvido falar em manteiga clarificada, certo? Nada mais é do que a manteiga que é separada da proteína do leite, restando quase 100% da gordura utilizada em diversas preparações.
Este processo de amanteigamento afeta a consistência da manteiga e, além disso, aumenta o ponto de fumaça (o ponto que mede a temperatura de um óleo ou gordura para acender a fumaça), permitindo assim que a manteiga seja levada a uma temperatura elevada. fácil de queimar ao fritar ou secar alimentos. Além disso, essa manteiga é recomendada para pessoas com intolerância à lactose, pois esse processo remove a lactose e os resíduos do leite.
Curioso para saber como clarificar sua própria manteiga caseira? Acompanhe aqui mesmo todas as instruções e dicas com o passo a passo nas fotos abaixo.
1 convidado 15m Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico
Ingredientes para fazer Manteiga clarificada: como fazer:
- 200 gramas de manteiga (com ou sem sal)
Como fazer Manteiga clarificada: como fazer:
1-Separe a manteiga (que poderá estar gelada) para que possamos clarificá-la.
Separe também uma escumadeira ou uma colher que irá auxiliar no processo da extração da proteína do leite.
2-Coloque a manteiga numa panela em banho maria (assim não terá o risco de queimar antes de terminarmos o processo) e leve ao fogo médio para que a manteiga derreta completamente.
3-Acompanhe o processo com atenção, pois a manteiga irá derreter completamente em até 5 minutos.
4-Quando a manteiga estiver totalmente derretida, retire a espuma que se formou na superfície com o auxílio de uma escumadeira ou uma colher.
5-A espuma que você retirar poderá ser usada no preparo de farofas ou biscoitos.
6-Depois que retirar a maior parte da espuma da manteiga, desligue o fogo.
7-Na hora de transferir a manteiga clarificada para um recipiente, tenha cuidado para não deixar que os sólidos do leite, que ficaram no fundo da panela, se misturem novamente à manteiga. Neste momento, recomendamos que retire o restinho da manteiga clarificada usando uma colher.
8-Prontinho! Agora você já sabe como fazer manteiga clarificada em casa!
Essa receita rendeu 190 gramas de manteiga clarificada. Você poderá refrigerá-la num recipiente com tampa ou consumi-la imediatamente.
9-Esperamos que tenha apreciado a receita!
Bom apetite!
Receita de Molho holandês original
O molho holandês é um dos pratos mais importantes da culinária francesa, onde é conhecido como molho holandês. Assim como a maionese caseira, é um molho que exige paciência no preparo, caso contrário pode se misturar no líquido. Prepare passo a passo esta receita original de molho holandês e sirva com ovos cozidos, um legume doce e crocante e muito mais. Apostamos que, depois de experimentar, você vai querer experimentar esse molho de novo!
2 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No frio, Receitas de França
Ingredientes para fazer Molho holandês original:
- 150 gramas de manteiga em temperatura ambiente
- 2 unidades de gema de ovo em temperatura ambiente
- 1 unidade de limão
- pimenta do reino
- sal
Como fazer Molho holandês original:
1-Comece por reunir os ingredientes do molho holandês. O melhor tipo de manteiga para preparar este molho é a manteiga clarificada mas, seguindo os passos seguintes atentamente, a receita resultará com a manteiga comum sem sal.
2-Coloque a manteiga derretendo em fogo médio-baixo, para não ferver. Desligue quando estiver completamente derretida, e deixe esfriar até ficar morna.
3-Depois coloque as gemas em uma tigela em banho-maria no fogo baixo, tentando que a temperatura da tigela não ultrapasse os 50ºC, ou seja, que se mantenha apenas morna e não quente (caso contrário as gemas iriam coagular). Bata as gemas com um batedor de arames, para começar a emulsionar.
4-À medida que bate vigorosamente, adicione a manteiga às gemas muito lentamente e num fio fino e contínuo, para incorporar sem desandar.
Dica: Se a mistura ficar muito brilhante ou começar parecendo ovos mexidos, adicione algumas gotas de água fria, retire do fogo e bata vigorosamente até ficar lisa (poderá ser necessário passar por uma peneira).
5-Depois de adicionar a manteiga às gemas e a mistura ficar cremosa e homogênea, tempere com sal, pimenta e algumas gotas de limão, que ajudam a estabilizar.
Sirva o molho holandês original como acompanhamento de receitas de ovos, aspargos, saladas e frutos do mar. Também fica perfeito com batata frita!
Dica: Reserve o molho holandês na geladeira e consuma até 3 dias depois do preparo