Fígado acebolado de boi é um prato típico da culinária brasileira, que consiste em fritar fatias de fígado bovino temperadas com sal, pimenta e alho, e depois refogar com cebolas cortadas em rodelas. É uma receita simples, rápida e econômica, que pode ser servida com arroz, feijão, salada ou farofa. O fígado é uma fonte de proteína, ferro, zinco e vitaminas do complexo B, que são importantes para a saúde do sangue, dos músculos e do sistema nervoso.
Ingredientes Fígado acebolado de boi
Para fazer essa receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 500 g de fígado bovino em fatias finas
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 2 cebolas grandes em rodelas
- Salsinha picada a gosto
Modo de preparo Fígado acebolado de boi
Siga os passos abaixo para fazer o fígado acebolado de boi:
- Lave bem as fatias de fígado e seque com papel toalha. Tempere com o vinagre, o sal, a pimenta e o alho. Deixe marinar por 15 minutos.
- Aqueça o óleo em uma frigideira grande e frite as fatias de fígado em fogo alto, virando uma vez, até dourarem dos dois lados. Retire da frigideira e reserve em um prato.
- Na mesma frigideira, refogue as cebolas em fogo médio, mexendo de vez em quando, até ficarem macias e douradas. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Volte o fígado para a frigideira e misture com as cebolas. Polvilhe com a salsinha picada e sirva em seguida.
Importância
O fígado acebolado de boi é uma receita que faz parte da cultura gastronômica brasileira, sendo apreciada por muitas pessoas. É um prato que pode ser feito em qualquer ocasião, desde um almoço simples até um jantar especial. Além de ser saboroso, o fígado acebolado de boi é nutritivo e saudável, pois fornece nutrientes essenciais para o organismo. O fígado é rico em ferro, que previne a anemia; em zinco, que fortalece o sistema imunológico; e em vitaminas do complexo B, que melhoram o funcionamento do cérebro e do metabolismo.
Outras receitas relacionadas
Se você gostou dessa receita de fígado acebolado de boi, confira também estas outras receitas que podem te interessar:
- [Fígado à milanesa]: aprenda a fazer fígado à milanesa, que é empanado com farinha de rosca e frito até ficar crocante.
- [Fígado com jiló]: uma combinação diferente e deliciosa de fígado com jiló, que é um legume amargo que contrasta com o sabor do fígado.
- [Fígado com bacon]: uma receita que leva fígado e bacon picados e refogados com cebola, alho e cheiro-verde.
Dúvidas comuns
Aqui estão algumas dúvidas comuns que podem surgir ao fazer essa receita de fígado acebolado de boi:
- Como escolher um bom fígado? O fígado deve ter uma cor vermelha brilhante, sem manchas escuras ou amareladas. Ele deve estar firme ao toque e não ter um cheiro forte ou desagradável.
- Como limpar o fígado? O fígado deve ser lavado em água corrente e seco com papel toalha. Em seguida, deve-se retirar as membranas brancas que envolvem o órgão, bem como as veias e os nervos que possam estar presentes.
- Como tirar o gosto amargo do fígado? O gosto amargo do fígado pode ser amenizado com alguns truques, como deixar o fígado de molho em leite, limão ou vinagre por alguns minutos antes de temperar e fritar. Outra dica é não cozinhar o fígado demais, pois ele pode ficar duro e seco.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu a fazer fígado acebolado de boi, uma receita tradicional e saborosa que vai surpreender a sua família e os seus amigos. Você viu quais são os ingredientes necessários, como fazer o fígado e a cebola, como temperar e como servir. Você também viu a importância dessa receita, outras receitas relacionadas e dúvidas comuns que podem surgir. Esperamos que você tenha gostado dessa receita e que faça em casa. Deixe seu comentário abaixo com sua opinião e sugestões. Até a próxima!
Se você gostou da nossa receita, peço que curta e siga nossa página do facebook clicando aqui, e para essas e outras receitas continue aqui no nosso site e pesquise tudo que você ama Brasil Receitas.
0 Comentários